Profetiza ao Espírito (Ezequiel 37)

Monsenhor Jonas Abib
Foto: Robson Siqueira/Fotos CN

No livro de Ezequiel capítulo 37, o profeta nos fala sobre os “ossos ressequidos” e o Senhor explica para Ezequiel quem são estes ossos ressequidos, como podemos ler no versículo 11, “Filho do homem estes ossos são toda a casa de Israel” . O Senhor quer nos dizer que estes ossos são toda a nossa casa, nossa família.

O Senhor olha para você e pode ser que estes ossos ressequidos sejam você e se você se sente assim, acolha esta palavra. Não sei por que razão você chegou a este ponto, talvez você olhando para sua vida, para sua casa, para os seus, você já desistiu, já desanimou e talvez até diga, está tudo acabado, não tem mais jeito.
Talvez até pessoas que saíram de sua casa, estejam nesta situação de que o profeta fala e a vida destas pessoas está um estrago.

Talvez seja a família inteira que se encontra nesta situação e até você mesmo, mas pode também ser ao contrário, você é a única pessoa da sua casa que ainda garante a presença do Senhor e o Senhor se alegra por isso e diz a você, “não desanime não!”. Quando nossa esperança acaba é um desastre, pois é a esperança o que nos sustenta, ela é como o esqueleto é para o corpo, ela esta intimamente ligada com a fé, se nos falta esperança nossa fé cai, assim como nossa carne cairia se nos faltassem os ossos. Talvez você diga estamos perdidos ou até mesmo estou perdido, não tem mais jeito.

O Senhor quer incutir em nós, o seu Espírito para nos fazer reviver. Ele é o Senhor que diz e faz e pode ser que você até pergunte: “mas porque isso não acontece?” Porque há um outro fator, a liberdade da pessoa humana. Por exemplo, nós temos a possibilidade de ver tudo o que está ao nosso derredor, mas se decidirmos fechar nossos olhos, nós não veremos nada, assim fazemos muitas vezes por um ato de vontade e alguns até como um ato de teimosia, insistem em fechar os olhos, fechamos os nossos olhos e pode acontecer até de fecharmos o nosso coração.

Estes dias de Pentecostes são dias especiais, não celebramos somente uma festa, mas é um momento em que o Senhor realiza as graças correspondentes à Pentecostes. Ele não realiza um Pentecostes de segunda qualidade, Ele derrama a graça de Pentecostes, mas eu não posso fechar meus olhos, não posso fechar meu coração, tudo depende de nossa abertura, se me fecho, perco as coisas que estão acontecendo.

Talvez você tenha se acostumado com a realidade do Espírito Santo agindo em nosso meio, você se acostumou a cantar ao Espírito Santo, a pedir o Espírito Santo, mas como rezando simplesmente e sem crer que verdadeiramente o Senhor pode e quer derramar sobre você o Espírito Santo mesmo que você não sinta e Ele penetra em você para fazer você reviver como fez com aqueles ossos ressequidos.

O Senhor em sua explicação sobre aqueles ossos ressequidos se refere a este mundo, pois o mundo está como estes ossos ressequidos, por todos os meios que já conhecemos drogas, bebidas, corrupção interior, pais de famílias que se corrompem neste mundo onde tem imperado o príncipe deste mundo.
Quando dizemos sobre o príncipe deste mundo, que é o diabo, alguns dizem que vemos o diabo em tudo, porém não o vemos em tudo, o vemos naquilo em que ele está. Durante muito tempo nos não percebemos a presença do mal entre nós, hoje este mal cresceu e está às claras, por isso podemos perceber, mas saiba que por baixo deste joio que está aí, estamos nós que somos o trigo e não devemos pensar que o trigo é pouco, hoje há muito trigo e devemos viver como trigo.

Toda a imprensa hoje nos dá uma noção de que tudo se perdeu, de que este mundo não tem mais jeito e isto não é verdade, por isso é preciso profetizar, assim como Ezequiel profetizou sobre aqueles ossos, é necessário que profetizemos. Mas não podemos confundir a profecia como adivinhação do futuro, o profeta é aquele que se deixa conduzir pelo Espírito do Senhor para falar de algo que ainda vai acontecer, na verdade somos apenas a boca que pronuncia e quem diz é o Senhor, portanto se eu fechar a boca, nada acontece, se eu olho para os meus erros, minhas limitações e me calo nada acontecerá, mas se pronunciamos acontece.

'É preciso profetizar' diz Monsenhor Jonas Abib
Foto: Robson Siqueira/Fotos CN

O Senhor disse a Ezequiel profetiza sobre estes ossos e ele profetizou conforme foi ordenado a ele, e enquanto ele profetizava, ouviu se primeiro um rumor e logo em seguida um estrondo e formaram-se ali esqueletos, antes os ossos estavam espalhados, mas a palavra reuniu estes ossos formando os esqueletos. Nós não podemos dizer: “nossa esperança acabou, está tudo perdido, minha família não tem mais jeito, este mundo não tem mais jeito". Não é verdade, nada é impossível para Deus! Você tem conserto, Deus não tem você como uma lata de lixo, Deus não tem você como sucata, Deus tem filhos e filhas que ama e nos ama mesmo quando estamos na miséria, no pecado, mesmo a pessoa estando perdida, Deus não tira o olhar desta pessoa, porque é um filho, é uma filha, e Deus se condói com a situação de seus filhos.

Às vezes colocamos em nossa cabeça que o Senhor não nos ama. Não caia no desanimo, não diga que está tudo perdido, não é verdade, não jogue ninguém como sucata, você não é sucata, você não é lixo, e hoje o Senhor quer nos tirar desta situação. Mesmo que você tenha feito muita coisa errada, não desanime você não está perdido, porque Deus ama você e ama cada um dos seus apesar da miséria que você ou em que outros estão.
Deus ama você e não desanimou de você, não desanime você também. Jesus o único Salvador vindo do céu, o Pai quis que Ele por obra do Espírito Santo se fizesse homem, para nos salvar e o final de sua vida não foi de sucesso, o príncipe deste mundo insuflou no coração dos chefes do povo para que levasse Jesus à morte.

Mas Jesus morreu não porque estes homens quiseram, Jesus morreu para nos salvar, a morte de Jesus na cruz nos deu vida, acredite nisto e agarre-se nisto. Se nós formos e anunciarmos isso às pessoas que é necessário abrir o coração para Deus, eles também chegarão à salvação, pois nós estamos na época do Espírito, na época da salvação, estamos no tempo da misericórdia e o Senhor está fazendo de tudo para derramar o seu Espírito para nos salvar, por isso é preciso pedir “vem Espírito Santo” , que nós tenhamos a coragem de chegar às pessoas que estão necessitadas e possamos orar por elas, tocar nelas e pedir que elas sejam batizadas no Espírito Santo. Quanta gente mudou de vida a partir de uma pessoa que rezou por ela e toda sua vida mudou, porque foi batizada no Espírito Santo.

Aconteceu comigo, eu já era padre, tinha sete anos de sacerdócio e por causa do ressentimento e mágoa contra os meus superiores estava na pior situação da minha vida e eu nem rezava mais, num dia participei de um encontro e no final de uma missa o padre Aroldo impunha as mãos sobre os sacerdotes e rezava sobre nós, eu senti a necessidade de pedir, e comecei a mudar, orei como nunca havia orado e minha vida mudou, porque graças a Deus aquele homem pronunciou a profecia sobre mim pedindo o derramamento do Espírito Santo e graças a Deus sou o homem que sou hoje, tenho muito a caminhar, mas recebi a graça porque alguém profetizou sobre mim, porque ele creu e profetizou.

Transcrição: Flávio Costa.

 


ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE:
(12) 3186 2600

↑ topo