Não vos deixareis órfãos

Padre José Augusto
Foto: Wesley Almeida

O Senhor tem uma grande promessa para nós no dia de hoje!

Talvez você que esta aqui tenha um sentimento de que foi abandonado ou abandonada e a Palavra de Jesus para nós é está: “Eu não vos deixarei órfãos. Voltarei a vós” (João 14, 18).

Jesus estava com os apóstolos vivendo um clima de despedida, pois havia vivido com eles por 3 anos, por onde Jesus andava eles estavam juntos com Ele e eles se acostumaram com a presença de Jesus. Quando falamos de órfão, sabemos que são aqueles que perderam o pai, a mãe ou os dois e este é o sentimento que temos quando perdemos nosso pai ou nossa mãe, nós nos sentimos abandonados. É nós podemos até ter aquele sentimento de quem cuidará de nós após uma destas perdas e você se sente só, até mesmo no meio de uma multidão você pode se sentir sozinho.

Mas a promessa para nós neste dia de Pentecostes é esta: “Não vos deixarei órfãos”. Talvez você se sinta desprotegido. Nós até poderíamos viver como tem muita gente sobrevivendo no mundo, sem a presença do pai ou da mãe, mas nunca poderíamos viver sem a presença de Deus em nossas vidas. Jesus prometeu que Ele iria para a casa do Pai, mas Ele não queria nos deixar sozinhos e quis enviar sobre nós o Paráclito, o Consolador.

No salmo 26, Davi faz uma prece a Deus e ele diz assim no versículo 7: “Escutai, Senhor, a voz de minha oração, tende piedade de mim e ouvi-me. Fala-vos meu coração, minha face vos busca; a vossa face, ó Senhor, eu a procuro. Não escondais de mim vosso semblante, não afasteis com ira o vosso servo. Vós sois o meu amparo, não me rejeiteis. Nem me abandoneis, ó Deus, meu Salvador. Se meu pai e minha mãe me abandonarem, o Senhor me acolherá.”

Hoje nós encontramos muitas situações de abandono no mundo, nas noticias dos jornais, na TV, onde vemos mães que colocam seus filhos em cestos de lixo e tantas outras situações, mas a Palavra do Senhor nos diz: “Ainda que meu pai e minha mãe me abandonarem eu jamais vos deixarei”. Os apóstolos estavam em um sentimento de solidão muito grande, pois Jesus ia deixá-los, nós vimos isto na liturgia da semana passada, onde acontece a ascensão de Jesus, mas Jesus já havia dito a eles, “Eu não vos deixarei órfãos!”

Você tem que assumir e dizer, “eu não sou órfão, Jesus está comigo!” Ainda que as pessoas que estão a sua volta nem ligue para você, mas hoje é dia da sua experiência com o Senhor, pois você não pode se sentir abandonado, o Senhor vai fazer muito na sua vida hoje. Até você que se sente abandonado por conta de uma doença, de uma depressão que você tem, hoje o Senhor cumpre a promessa Dele, “Eu não vos deixarei órfãos!”

Agradeça ao Senhor e diga a Ele: “Obrigado Senhor, por que ainda que me abandonem, Tu nunca me abandonarás!” No Evangelho Jesus diz: “Eu estarei convosco até os fins dos tempos”. Em 1985 passei pela experiência de me sentir sozinho e eu dizia: “vem Espírito Santo sobre mim”, e dizia também, “eu te amo Jesus!. Imediatamente deitado naquele beliche onde eu estava pude ver uma pomba e o Espírito Santo não é uma pomba, mas Ele se manifestou desta forma a mim, Ele é uma pessoa. A partir daí nunca mais eu me senti só, nunca mais fui tomado pela solidão por que Jesus esta dentro de mim.

Você tem que assumir e dizer: "eu não sou órfão, Jesus está comigo!"
Foto: Wesley Almeida

Talvez existam pessoas que não estão entendendo o que estou falando, mas hoje você vai entender, porque se Ele prometeu, Ele prometeu para todos e não para um só ou para dois, mas para todos e você está incluído nesta, você hoje será consolado pelo Senhor! No ano passado muitas pessoas que vieram aqui na Canção Nova no dia de Pentecostes, puderam sentir-se consolados por Deus.

Se você abrir seu coração o Senhor vai entrar, se você quer que Ele entre diga: “entra Senhor!”. E se você permitiu fique tranqüilo que o Senhor vai entrar. O Senhor também quer renovar a presença D´Ele, tanto na minha vida como na tua e se Ele quer renovar você pode ter certeza que Ele renovará está presença em ti. Você não precisa ficar desesperado e sem paz, fique tranqüilo e assim Ele agirá, talvez você tenha vivido tantas coisas, decepções que tiraram a paz do seu coração, mas hoje o Senhor quer te dar a paz, quer devolver a paz para quem a perdeu. Então clame “Vem Espírito Santo de Deus!”.

Fale ao Senhor qual é a situação que o fez sentir-se abandonado. Jesus não permitirá que você se sinta abandonado. E você que muitas vezes buscou refúgio na droga, na bebida, para não se sentir abandonado ou até mesmo você que muitas vezes pensou em tirar sua própria vida por conta deste sentimento de abandono, hoje o Senhor vai te tirar deste sentimento com sua presença que vem do externo para o interno. As suas preocupações tem sido tão fortes e tão exageradas que você passou a se sentir abandonado, mas agora é hora de parar, pois é nesta parada que o Senhor lhe fará sentir sua presença.

Diga ao Senhor: “Eu estou aqui Senhor e desejo que o Senhor realize na minha vida o que o Senhor realizou na vida dos apóstolos, eu estou completamente desarmado para que o Senhor se faça presença em minha vida como aconteceu em Pentecostes e hoje é Pentecostes e por isso é dia de presença do teu Espirito e dia da realização da tua promessa: “Eu não vos deixarei órfãos””.

Entregue as pessoas que estão ao seu redor e peça que o Senhor que não permita que elas se sintam abandonadas. No livro dos Atos dos Apóstolos diz que eles estavam no cenáculo aguardando a realização da promessa e a promessa se realizou. Diga: “eu creio na realização da tua promessa Senhor, eu não serei mais chamado de órfão porque o Senhor meu Deus está comigo!.

Hoje é Pentecostes Senhor e a tua promessa já está acontecendo!

Transcrição e adaptação: Flávio Pinheiro

 


 

ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE:

(12) 3186 2600

 

↑ topo