De qual cegueria você precisa ser curado?

Na Palavra do Evangelho de hoje, dois cegos, quando souberam que Jesus estava passando, gritaram: “Jesus, tende piedade de nós”. Esses cegos, a partir de tudo o que o Senhor já havia feito, reconhecem n’Ele o descendente de Davi tão esperado. Algo estava sendo transformado no coração daqueles cegos. Provavelmente, era pela fama de Jesus.

Padre José Augusto, celebra a missa de abertura do Hosana Brasil

Naquele momento, Cristo faz uma pergunta a eles: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?”. Eles responderam: “Sim, Senhor”. E os olhos dos dois cegos se abriram simplesmente porque eles acreditaram.

Estamos celebrando neste Hosana Brasil as vitórias de muitos “cegos” que não acreditavam que pudessem ser curados. Mas o Evangelho também fala de outra cegueira, aquela dos filhos de Deus que não O enxergam. Eles veem tudo, mas só não conseguem ver Jesus Cristo. Talvez, na sua casa existam pessoas que não são cegas fisicamente, mas não conseguem ver o Senhor.

Não há outro motivo maior para você participar do Hosana Brasil, porque um dia você estava como esses dois cegos. Não sei em que momento Jesus entrou em sua vida, mas você voltou a enxergar.

Hoje, a Igreja celebra São Francisco Xavier. Todos os dias Santo Inácio de Loyola dizia a Xavier:  “De que adianta você ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua alma?”. Chegou o dia da graça de Deus tocá-lo, mas Xavier estava cego, não conseguia ver as coisas de Deus Pai; que o Senhor, no Seu infinito amor, havia enviado Seu Filho para morrer por ele e salvá-lo das trevas. Até que, um dia, essas palavras encheram o coração dele [São Francisco Xavier]. As trevas que estavam dentro dele foram banidas pela luz do Senhor, que penetrou seu coração. Esse grande santo da Igreja, então, abandonou tudo o que o mundo poderia lhe oferecer e foi enviado para pregar na Índia.

Imagine esse homem aprendendo a língua desse país e pregando para pessoas que não conheciam Jesus. O Senhor, então, começa a agir por meio dele e os cegos de alma passam a enxergar. O que Jesus fez nele, continua fazendo por meio dele. Eram multidões se convertendo!

Não contente, Xavier vai para o Japão. Era uma vida de penitência, mas cheia do amor de Deus. Ele abandonou a cátedra para anunciar o Evangelho. Multidões de japoneses foram batizados por causa da pregação dele. Cegos espiritualmente foram abrindo os olhos. Depois, em missão na China, Xavier morre. Mas, antes de morrer, ele disse: “Tirem-me dessa cama macia e deixem-me morrer no chão”.

Muitos estão celebrando as vitórias de Deus por algo muito importante que lhes aconteceu em sua vida.

Um dia o Senhor também passou na minha vida e tenho de admitir que passei a ver o que eu não via. Sabe o que é alguém passar em frente a uma igreja e não vê-la? O Senhor tirou as escamas dos meus olhos. Eu não sei de qual cegueira você quer ser curado, mas Deus quer nos perguntar: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?”. De qual das duas cegueiras você precisa ser curado? Você quer que sua alma se ilumine para que possa ver as coisas de Deus? Acredite que o Todo-poderoso pode realizar milagres na sua vida!

Transcrição e adaptação: Michelle Mimoso

Assista trecho da homilia:

↑ topo